Responde o velho Galo Índio: - Eu sou um guerreiro emplumado, um galo de rinha e tu Da Granja sabes quem és? Diz o Da Granja: - Não! - Ontem quando dormi tinham muitos e agora estou aqui sozinho. Porque todos me olham assim?
O Galo Índio diz: - Os franguinhos estão querendo te bater. As franguinhas curiosas, as galinhas com dó e os galos nem aí. - Vem cá meu pequeno assustado. Anuncia o Galo Índio, velho guerreiro, sangue nobre no terreiro. - Deixem o assustado em paz, ele não é como nós, sua vida em uma granja não tem infância, não completam o seu ciclo, aqui entre nós ele terá sua infância, uma vida e não viverá apenas quarenta e cinco dias. De lágrimas nos olhos os pequenos pintinhos índios chocados, pois imaginavam serem mortos ainda crianças sem o direito de lutar pela sua vida. Abençoado o velho guerreiro emplumado que não luta por dinheiro, religião, nem porque o homem quer, ele luta por honra de viver e passar seu gene que morre, mas não foge à luta. Já lutamos, antes mesmo da chegada do homem na natureza, honrando o pedaço do chão, a obra da Criação e o que trazemos no DNA.
O frango da granja diz: - E o que eu trago no DNA?
Os pintinhos zoando dizem:- Carne! Ele todo nervosinho diz: - Vocês querem brigar? Vem! Vem! Mas no seu passo desengonçado sai à captura de um mosquito que lhe foge, lhe indignando com seu limite.
Na cocheira tendo infância, vida saudável, água trocada diariamente, folhas, sementes selecionadas e variadas para que cresça saudável, sol necessário à vida dos emplumados. Os pintinhos arteiros ao ver os carros chegarem, correm para a cocheira ver a seleção dos frangos. Serão aprovados os frangos lidados pelas mãos do habilidoso tratador e os olhos do Galista. O frango da Granja assustado. Por uma fresta, com visão privilegiada coloca-se a assistir e os dois primeiros frangos começam a bater de luva, qual não causa dano perfurante, apenas impacto e já são desclassificados.
O velho Galo Índio encosta ao lado do frango da Granja e diz: - Olha! Veja porque estou vivo. Vou lhe dizer quem os humanos vão levar.
O Galo Índio diz: - O Tostado, o Havano, o Pintado e o Pulva, todos os outros vão para alimentação humana, são muito poucos frangos índios que vão para a rinha.
Diz o Da Granja: - O que é uma rinha?
O Velho Índio diz: - É uma Arena onde os humanos nos colocam para selecionar o que há de melhor em nós, assim permitindo nossa evolução e continuidade, evitando nossa extinção. Somos como todos, uma obra de Deus.
Nesse momento chega o velho cachorro americano zoando, perguntando ao velho Índio: - Qual é dessa bola de algodão de perna?
O Galo em riso responde? Esse é nosso novo irmão, esse é o Da Granja.
O cachorro Americano diz: Que sorte sua sair da granja! E pergunta: - Tu és aquele frango de granja de ovo, que é morto assim que se percebe que é macho ou que é morto com quarenta e cinco dias?
O Da Granja só consegue responder que é um abençoado por estar ali.
Se aproxima o velho boi Holandês para ver as peleias dizendo: - Velho Índio, quais de seus filhos irão soltar seu instinto, se tornar nobres entre os seus e irão passar essa riqueza dada pela criação a vocês?
Responde o velho Índio: - Quatro.
O boi saúda sua continuidade e o Da Granja pergunta: - E os outros?
O cachorro responde: - Nos sustentam, traz a esse lar o dinheiro preciso para diversidade precisa a vida.
O boi diz: - Não se assuste, fazemos parte do equilíbrio, cada um de nós se doa. A vida na terra é um ciclo.
Pergunta o Da Granja: - Quem são os humanos?
Chega o Carneiro dizendo: - São quem dominam a terra, são quem constroem e destroem. O Da Granja assustado ouve o Carneiro dizer: - Sabe o que é aquilo no pasto? O Da granja de olhar ansioso espera e o Carneiro diz: - É uma construtora de favelas.
-E o que é uma favela? Assustado pergunta o Da granja e o cachorro vira latas se atravessa na conversa e diz: - Vou lhe contar: - Eu vim de uma. É assim! Aquela máquina tomou o trabalho de cem famílias que aqui colhiam algodão e essas famílias, sem emprego foram para a cidade tentar a vida, mas chegando lá, sem instrução dada aos humanos nobres, assim como aqui na fazendo o galo, o boi e todos os outros animas são selecionados e tem uma vantagem dos que têm a melhor herança, no caso dos animais a genética e dos humanos o dinheiro que favorece e esses humanos que foram à cidade sem dinheiro, sem a educação necessária, acabaram sem o algodão para colher, pois foi assim que os seus foram modelados na forma de trabalho e sem a lida da roça chegaram a um ambiente assustador.
Diz o Da Granja: - Foi assim que me senti aqui.
O Vira Latas diz:- A favela é um lugar triste onde existe fome e pouca oportunidade, e diferente de mim que me virava para viver sem dono, sem lar, jogado no mundo, eles precisam de dinheiro e o dinheiro é uma prisão a qual te faz valer se tem no humano a genética, sua função na terra não diz nada, apenas o que lhe pertence. Diz quem é, de onde vem, para onde se vai. Não importa apenas o agora, o aqui. Eles se matam entre si, mas não como o velho Índio que luta por instinto. Eles se matam a toa, por valores materiais, implicância, ganancia.
O assustado Da Granja fica pensando na história dos seus, sem saber se é dos que tem direito aos quarenta e cinco dias de vida, ou se é o que nasce para morrer logo que sai do ovo por ser macho.
Achega-se o velho porco Caipira feliz da vida dizendo ao Da Granja: - Eu o Vira Latas e o velho Índio somos todos brasileiros, uma bagunça, não temos uma forma exata, uma cor exata, mas temos em nós a mistura precisa para nos tornamos únicos.
Diz o Da Granja de olhar assustado: - Devo temer o humano?
Responde o Velho Galo índio: - NÃO Da Granja, o tratador é uma bênção, ele nos sente, nos cura, vê cada um aqui na fazenda como um ser diferente, mesmo sendo da mesma espécie é algo incrível. Quando o humano nos prendeu o Criador mandou ao chão almas que nos sentem, nos amam, nos cuidam, nos preservam, nos levando além do tempo.
O cachorro Americano diz: - Eu preciso caçar, correr, fazer o que me faz feliz, eu vou sozinho para o mato.
O cavalo Baio chega dizendo: Os meus sofreram, foram usados para carregar o que os humanos construíam, nas guerras sangrentas sem querer estar, mas dava tudo para que aquela alma que ali estava ficasse viva.
O velho Pastor Alemão em lágrimas contava que seu avô tinha sido explodido embaixo de um tanque de guerra, obra de humanos para matar a si mesmos.
O Da granja assustado vê a vida com mais cuidado, o Boi diz: - Também fomos usados para força, mas também o que nós fornecemos no equilíbrio da vida faz bem, pois se não existíssemos o humano já teria sido extinto e teria, pois é o perigo para o desequilíbrio da obra da Criação. O Homem já tem como cultura deixar que nós animais possamos extravasar nossos instintos.
O Cavalo diz ao Velho Galo Índio: - Tu és o mais corajoso dentre todos os animas na terra, não tem mão para agarrar, nem dentes para dilacerar e fica ali frente a frente sem medo da morte. Não se rende nunca, não corre, nem da morte foge, luta por instinto não assassino, mas para que os seus perdurem e honrado complete seu ciclo até o ultimo suspiro.
Pensativo o Da Granja vê luzes chegando, eram humanos que vieram para proteger os animais, acabar com a rinha, mas não sabiam o que faziam. Perdiam todos aqueles animais de instinto guerreiro lhes dado pela criação que ficam cegos diante de um desafio a lutar pela vida e colocados aos montes juntos na carroceria de uma camionete.
Aqueles quatro selecionados que teriam direito a lutar pela sua vida, enquanto os outros seriam direcionados ao consumo humano com direito a infância, melhor tratamento possível com exercícios alimentação da melhor. Virou genocídio, um massacre sem sentido, pois despreparados sem ter onde por os animais e sem saber cuidar dessa espécie única, de valentia única que se não cuidados se matam ainda pinto, que não carrega em si a covardia e o medo da morte apenas para que os seus existam..
-Por Rodrigo 'cC'-
13/11/2019
Música de fundo: Now We Are Free - Lisa Gerrard
do filme - Gladiador